CRESCIMENTO POPULACIONAL X VIOLÊNCIA


A população de Barcarena foi a que mais cresceu na região do Baixo-Tocantins nos últimos cinco anos. A cidade tinha cerca de 100 mil habitantes em 2010. Agora, segundo o IBGE, tem mais de 118 mil. O pólo industrial do município continua sendo o principal chamariz de pessoas. Mas nem todo mundo que veio atrás de emprego na cidade conseguiu vaga no mercado de trabalho, por falta de qualificação. 

Sem emprego, a maioria dos trabalhadores de fora foi ficando por aqui. A cidade encheu e a segurança virou um grande desafio. Hoje a estimativa da Polícia Militar é que Barcarena tenha 820 pessoas para 1 PM. O efetivo é de 143 policiais, o mesmo de 15 anos atrás. Apesar da defasagem, o comando da PM disse, durante o aniversário do batalhão na Vila dos Cabanos, que a violência no município diminuiu.

O 14º BPM de Barcarena comemorou 23 anos de criação. Já teve, até agora, 12 comandantes. O atual é o coronel Alexandre Mascarenhas, que está há quatro meses no comando e aponta avanços. Para ele, a parceria com outros setores da sociedade está dando certo. Com a prefeitura, a esperança é que as 75 câmeras de vídeo que estão sendo instaladas no município inibam a criminalidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

CÍRIO DE BARCARENA

MENINO DE OURO