CHANCE PARA OS DESEMPREGADOS
Barcarena tem hoje, segundo a Secretaria de Trabalho e Emprego, sete mil desempregados. Muitos nem foram nascidos na cidade, mas estão aqui há bastante tempo. Foram atraídos para cá pela chegada e instalação das grandes empresas no município.
No mês passado, um grupo de trabalhadores fechou a estrada de acesso ao polo industrial em protesto contra a MKS, empresa que chegou a cidade para fazer a manutenção de equipamentos na multinacional Hydro/Alunorte. O protesto ocorreu porque a MKS não contratou nenhum operário local.
Os mais de 90 soldadores da prestadora de serviço vieram de fora do estado. A crise se instalou e só foi resolvida quando ficou determinado que as terceirizadas da Hydro seriam obrigadas a contratar, prioritariamente, mão de obra cadastrada no Sine de Barcarena.
O secretário de Trabalho e Emprego de Barcarena, Jacobson Estumano, disse que o processo de contratação, via Sine, agora está em pleno funcionamento, sempre que surge oferta de vagas pelas empresas. “Antes a maior parte das empresas não estava contratando via Sine”, afirmou Jacobson.
O problema é que as vagas continuam escassas. São poucas ofertas para o grande número de gente atrás de trabalho. Por isso, as longas filas na porta do Sine são inevitáveis. “Teve gente que dormiu de domingo para segunda-feira na fila”, contou o secretário.
Estumano não vê necessidade de madrugar em filas, uma vez que o Sine tem atendido de 7h às 15h e até estende o horário de atendimento dependendo do caso. O lado bom dessa história é que se o candidato cadastrado tiver a qualificação exigida pelas empresas, a vaga está garantida.
Foto: Reprodução/Facebook
Espero que os funcionários do sine parem de estorquir e prioriorizar pessoas com vagas chegavam a cobrar sendo que eles ganham seu salário, e os desempregados, já que são desempregados não tem condições de pagar por vaga acordem. Se não estão recebendo endo nada nem pra alimentar a família vai ter pra pagar por vaga.... Vamos ajudar nossos amigos...
ResponderExcluirEspero que os funcionários do sine parem de estorquir e prioriorizar pessoas com vagas chegavam a cobrar sendo que eles ganham seu salário, e os desempregados, já que são desempregados não tem condições de pagar por vaga acordem. Se não estão recebendo endo nada nem pra alimentar a família vai ter pra pagar por vaga.... Vamos ajudar nossos amigos...
ResponderExcluir