A HYDRO REAGE

A norueguesa Hydro anunciou nesta segunda-feira (9), por meio de seu site na internet, que "estudos confirmam que não existe indicação de contaminação proveniente da Alunorte após chuvas" registradas em 17 de fevereiro no município de Barcarena. O resultado da investigação encomendada pela empresa à consultoria ambiental  SGW Services vai de encontro ao laudo do instituto Evandro Chagas que atestou contaminação.

A Hydro também anunciou hoje uma série de medidas sociais para os moradores de comunidades do entorno da empresa em Barcarena que reclamaram da contaminação existente na área. "Para dar apoio à mudança social em Barcarena, a Alunorte vai investir cerca de R$ 100 milhões (NOK 250 milhões) em ações sociais nas comunidades por meio da Iniciativa Barcarena Sustentável", que será financiada pela Alunorte.

"A Iniciativa vai proporcionar capacitação, estabelecer uma plataforma pública para acompanhamento e avaliação de dados, desenvolver projetos sociais e ambientais", informou a nota da empresa. "A Alunorte irá atuar em parceria com as comunidades, universidades, autoridades, sindicatos e organizações relevantes". A empresa disse também que "Além da Iniciativa Barcarena Sustentável, a Alunorte comprometeu-se a manter o acesso à água limpa em Burajuba, Bom Futuro e Vila Nova".

Segue a nota da Hydro: "No curto prazo, a empresa está oferecendo assistência médica e distribuindo água para cerca de 1.800 famílias nessas comunidades. A Alunorte também está engajando as comunidades para desenvolver e implementar projetos sociais de curto prazo." Em entrevista coletiva nesta manhã em Belém, a empresa voltou a contestar os dados do Instituto Evandro Chagas e disse que vai processar o Ministério Público do Estado, que abriu investigação de crime ambiental contra a maior refinaria de alumina do mundo, que gera milhares de empregos em Barcarena.


Foto: Divulgação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

CÍRIO DE BARCARENA

MENINO DE OURO