VIDA DE RIBEIRINHO
Experimente passar o final de semana na beira de um rio. Leve apenas o básico. Recomendo colocar um livro na mochila, você terá tempo para ler. O dia parece passar devagar em comunidades ribeirinhas, tudo é tranquilo e calmo, sem pressa e agitação. Bom para o descanso.
Sinto isso toda vez que visito amigos ribeirinhos em Barcarena. A acolhida na casa de qualquer um é a mais simples e sincera. O ribeirinho não vive no luxo nem no conforto de uma casa com ar condicionado, mas tem um ambiente agradável em contato com a natureza, uma relação essencial para a sobrevivência.
Para os moradores dessas comunidades, o rio é caminho, é rua, é estrada. É também fonte de alimento e renda. A terra é generosa, abundante em frutas, principalmente o açaí, que tem grande poder de comercialização. O movimento da maré é parte da rotina de uma gente que não precisa de muito para viver bem.
Mas o essencial é necessário. Não podem faltar escolas, postos de saúde, transporte e respeito ao meio ambiente. Sem isso, os ribeirinhos ficam sujeitos a todo tipo de ameaças. Volto a dizer, um final de semana em localidades ribeirinhas é bom para relaxar, inclusive para esquecer o celular.
Comentários
Postar um comentário