O MEDO DA LAMA

Embora a Hydro negue, o vazamento de rejeitos da bauxita é algo iminente na cabeça de quem vive perto das bacias da empresa. Chega a ser assustador pensar que o rompimento de alguma delas possa acontecer e causar uma tragédia sem precedentes na história de Barcarena.

Como os depósitos estão cheios da ‘lama vermelha’, a sensação que dá é de que a qualquer momento uma bacia vai transbordar e causar uma enxurrada, que levará destruição a tudo o que encontrar pela frente. Que isso nunca aconteça no município, mas é bom ficar sempre alerta.

Neste final de semana, imagens divulgadas pelas rendes sociais e pela imprensa causaram preocupação e mobilizaram as autoridades do município e do estado. Não se sabe precisamente se houve vazamento de rejeitos contendo metais pesados.  Só a perícia vai dizer.

Enquanto isso, vamos dar um desconto ao noticiário que faz alarde e se precipita na divulgação de fatos que necessitam de comprovação. O perigo existe. A situação das comunidades que estão no entorno é crítica. Por isso, o assunto tem de ser investigado e tratado com responsabilidade.


Foto: divulgação 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

CÍRIO DE BARCARENA

MENINO DE OURO