HISTÓRIAS DA CDI

Estou na reta final de uma pesquisa científica sobre a colônia agrícola do Bacuri, também conhecida como CDI, que fica a 7 km da sede de Barcarena. Não é novidade que os primeiros assentados na localidade foram famílias remanejadas da Vila do Conde, onde foi implantado o projeto Albras/Alunorte, nos anos 1980.

A questão atual é: como o grupo está vivendo hoje, após quase 40 anos de mudança? Os pioneiros da CDI receberam propostas do projeto do governo federal para deixar seus terrenos e se deslocar para uma área rural onde teriam “vida nova”. Esse deslocamento, impositivo e obrigatório, trouxe várias consequências.

Antes eles eram ribeirinhos; hoje, tentam sobreviver como agricultores. A comunidade possui poucos equipamentos públicos para garantir uma vida de bem-estar tranquila. Estão desprovidos do básico, como o direito à comunicação, já que os recursos tecnológicos existentes são insuficientes para dar visibilidade aos moradores.

Nosso desafio é mobilizar os colonos da CDI, fazer um breve debate sobre seus recursos e verificar o potencial existente na área para promover ações que possam superar diversas dificuldades. A pesquisa está em andamento e terminará com a co-produção de um vídeo, onde os protagonistas serão os jovens e adultos da colônia.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO