CÍRIO DE BARCARENA

Os católicos de Barcarena, nordeste do Pará, vão passar o final de semana em clima de devoção, a partir do início das romarias oficiais em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, nesta sexta-feira (11). A imagem da santa vai ser conduzida para diferentes comunidades até domingo, dia da grande procissão religiosa.

O Círio de Barcarena é como se fosse uma extensão do Círio de Belém, que acontece em outubro. No passado, a festa não fazia parte do calendário dos paroquianos barcarenenses que têm como padroeiro oficial São Francisco Xavier. Conta-se que foram os missionários que trouxeram uma imagem da Virgem para a cidade com o intuito de estimular a devoção.

Afora as liturgias que marcam a festividade católica, o Círio de Barcarena também mexe com o comércio local, que aproveita o movimento de pessoas para vender mais. Os promotores de eventos também faturam com as festas de aparelhagens e parque de brinquedos. A própria Igreja espera por mais apoio dos fiéis em dinheiro nas missas e quermesses.

Círio é sinônimo de encontro entre famílias e amigos. O almoço no domingo da procissão é sagrado. Na mesa, é possível que os convivas saciem a fome com deliciosas comidas típicas como o pato no tucupi e a maniçoba, bem como o vatapá e o peixe. É dia também para beber muito, quem gosta, é claro. Mas, como tudo nessa vida, é preciso moderação de bebida, festas, diversões e até de círio.

                                 
Foto: Arquivo/Ascom Barcarena



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO