ESTUDO SOBRE LOGÍSTICA E PLANEJAMENTO REGIONAL

O deputado federal Lúcio Vale, que preside o Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Presidência da Câmara, convidou dezenas de pessoas do município para participar do ‘2º Fórum de debates: a logística voltada para o Arco Norte’, evento marcado para o dia 2 de dezembro, no auditório do hotel Samaúma, em Barcarena.
Os estudos sobre os desafios da logística do Arco Norte começaram em abril do ano passado e os resultados parciais foram apresentados durante o primeiro fórum ocorrido em junho deste ano, na cidade de Santarém, com a presença de autoridades locais e nacionais, entre elas, ministros e parlamentares.
Em Barcarena, haverá a continuação da temática, com foco nos investimentos na área portuária e projeção de negócios para até 2042. O Ministério do Planejamento deve apresentar as perspectivas para a região, bem como os entraves que dificultam a execução de obras importantes para o desenvolvimento do setor.
A participação de representantes da sociedade barcarenense no encontro é fundamental para a construção do estudo do Cedes. O trabalho do centro resultará em publicação (impressa e virtual), a ser distribuída para parlamentares, consultores legislativos e de orçamento, acadêmicos, gestores, universidades e bibliotecas.
O que o governo federal reserva para Barcarena e região, não se sabe ao certo, mas o que se divulga pelo próprio Ministério da Integração é que o setor portuário no Pará carece de melhor infraestrutura para atender a demanda atual. A movimentação nos portos do estado cresceu mais do que a média nacional nos últimos cinco anos.
Dados do ministério mostram que de 2010 a 2015, o movimento nos portos do Pará cresceu 24,9%, enquanto que nos outros estados do Norte o índice de crescimento ficou em 14,3%. A média nacional ficou em 21,3%. Mas como Barcarena pode continuar sendo um bom ponto estratégico para as exportações brasileiras? Eis a questão! 

Foto: Divulgação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO