ARRASTÃO CONTRA O PRECONCEITO

Acaba de ser gravado com sucesso o samba enredo do Bloco dos Amigos para o carnaval de 2017. Ano que vem, os organizadores vão levar para as ruas de Barcarena o tema "De índio, negro e louco tudo mundo tem um pouco". A letra do samba fala sobre o respeito que deve existir entre as pessoas, celebra a igualdade e repele as diferentes formas de preconceito.

"Meu arrastão exala amor e respeito. Nós somos todos irmãos e digo 'xô, preconceito'. Viajo na loucura, grito até ficar rouco. De índio, negro e louco todo mundo tem um pouco". Esse é o refrão do samba, que exalta também o orgulho pela descendência indígena. "Eu tenho sangue de índio, lutei com muito amor. Me orgulho e bato no peito, aruans eu sou". No passado, os aruans habitaram em Barcarena.

Os autores do samba do Bloco dos Amigos são Renato Ogawa, Pedrinho Pavulagem, Neto Paixão, Manoel do Cavaco e Lu Ogawa, praticamente os mesmos que compuseram o samba dos anos anteriores. Esta será a quarta vez que o bloco vai desfilar pelas ruas de Barcarena nos domingos que antecedem a semana do Carnaval. Os ensaios devem começar o quanto antes.

O arrastão dos amigos, como é conhecido o desfile do bloco, já caiu no gosto dos foliões do município. Nos últimos três anos, é ele quem abre o carnaval de rua da cidade e sempre tem atraído muitos brincantes. A iniciativa da Associação dos Amigos do Esporte de Barcarena tem o objetivo de oferecer um carnaval alegre, criativo e tranquilo para os foliões. 


Foto: Rafael Ferreira

Comentários

  1. O Arrastão dos Amigos já é a grande atração do Carnaval de Barcarena! Parabéns aos compositores por essa criação cheia de sensibilidade e de cultura de paz!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostei muito da temática do Samba. Parabéns a todos e vamos que vamos pra esse Arrastão. É o melhor de todos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO