HERÓI DOS RIBEIRINHOS

A história de Marinaldo Souza é feita de lutas e resistências. Quando criança, estudou na escola São Marcos, na Ilha Arapiranga. Como todo aluno ribeirinho da rede pública, enfrentou muitas dificuldades para terminar os estudos iniciais. No entanto, ele superou essa fase e depois foi para cidade continuar a formação. 

Foi determinado, deu duro e chegou ao final do ensino médio com vontade de ir além. Ingressou no ensino superior e se formou em pedagogia. Sedento de conhecimento, ainda fez uma especialização em Educação Inclusiva. Tudo aquilo que aprendeu vem sendo compartilhado há 14 anos entre os moradores ribeirinhos de Barcarena.

Como professor, já atuou em quatro escolas da ilha Arapiranga, inclusive na São Marcos, onde foi aluno. Atualmente, é professor dedicado ao ensino de crianças e adolescentes na escola da comunidade Jupariquara. Foi nessa unidade de ensino mantida pela prefeitura que ele desenvolveu o projeto “Produção Textual no Gênero Fábula”.

Ele quis dar uma solução para o baixo rendimento dos alunos na produção de textos e criou um método participativo em que os estudantes da turma multisseriada ajudam uns aos outros com troca de informações, contação de histórias e redação, tendo o professor como mediador do processo. Os maiores resultados são dos alunos que não dominam a leitura.

“Eu utilizava os alunos que dominam a leitura como escriba e os que não dominam eram os verdadeiros produtores porque eles acabavam ditando história para o aluno que é escriba”, explicou o professor. Marinaldo disse que o objetivo do projeto é alcançado porque os alunos, a partir da metodologia, passam a se expressar melhor, com um vocabulário mais rico.

Esse projeto da escola do Jupariquara participou de uma seleção nacional, que já deu a Marinaldo o prêmio Educador Nota 10, garantindo a ele 0 direito de concorrer ao prêmio Educador do Ano, que será escolhido durante cerimônia em São Paulo, no mês de outubro. Marinaldo está feliz e disse que o prêmio é para os professores e alunos do município.

O Educador Nota 10 de Barcarena é um bom exemplo. Ele é prova de que todo mundo é capaz de ser melhor, independente das origens; e nos ensina que, para ser brilhante, basta ter simplicidade naquilo que fazemos pelos outros. Marinaldo tem muita chance de ser o Educador do Ano, vamos torcer! Mas, se não for, ao menos, já é o herói dos ribeirinhos!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO