ILUSÃO DE ÓPTICA

Acordei na madrugada de domingo com um incômodo barulho na vila de casas onde moro em Barcarena. O relógio marcava 3h30. O som de destelhamento vinha dos fundos do conjunto de imóveis. Fiquei paralisado e imaginando pessoas abrindo um buraco na cobertura para invadir e roubar a casa vizinha. A próxima poderia ser a minha. Quanto mais imaginava coisas, mais aflito ficava.

Pensei em chamar a polícia, mas não tinha certeza de que havia bandidos no telhado. O barulho não cessava. Estava vendo a hora alguém, mais corajoso que eu, acordar e dar o alarde com o grito de "pega ladrão". Que nada, ninguém acordava. Na minha cabeça, estavam fazendo a 'mudança' na casa de trás e eu, o único acordado, impotente, sem poder fazer nada.

Até que criei coragem e levantei para ver o que estava acontecendo. Liguei a lanterna do celular e fui à área de serviço da casa. Joguei luz para refletir na parede de um outro imóvel vizinho ao nosso, na tentativa de assustar os suspeitos e, para minha surpresa, deu certo. O barulho no telhado cessou. Mas então era certo que tinha gente destelhando a casa, meu Deus. Não consegui ficar tranquilo.

Agora que estavam descobertos, os criminosos poderiam querer saber quem tinha dado o flagrante. Fiquei rondando a casa, pensando no que fazer. Chamo a polícia? Não. Resolvi abrir a janela do quarto que dá acesso ao corredor da vila e olhar um dos bandidos. Meu coração bateu mais forte. No meio da escuridão, vi a silhueta de um homem agachado com pertences da casa em sua volta, e ele acenava com a cabeça na minha direção.

Fiquei atônito por alguns minutos. Não consegui esboçar qualquer reação. Lentamente, fechei a janela de casa e fui me aquietar. A partir daí o silêncio foi total. O dia estava quase raiando e o bandido ia dar o jeito de fugir o quanto antes. Não consegui mais dormir. 6h ouço alguém abrir a porta de uma das casas e caminhar pelo corredor até a saída da vila. O sol raiou e nenhuma queixa de roubo entres os vizinhos.

Mas e o barulho de destelhamento? E o homem que vi agachado no final do corredor? Como ele fugiu levando os pertences roubados? Abri a porta de casa e vi que o tal suspeito era uma motocicleta estacionada na porta de uma casa. Pura ilusão de óptica minha, puro medo. O sentimento ruim me tirou o sono e me colocou à prova. Com uma imaginação a mil, reconheci que tenho medo... e equilíbrio também, já que não fui ao desespero.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO