BARCARENA AVANÇA COM APROVAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE

Nesta quarta-feira (7), encerra-se a fase de audiências públicas do Plano de Mobilidade Urbana de Barcarena, com a última reunião na sede do município. Os encontros começaram na segunda-feira, na Vila do Conde, onde o plano foi aprovado por unanimidade. Nesta terça (6), a reunião ocorreu na Vila dos Cabanos. Com a aprovação do plano, o município garante recursos federais para investir nas obras de mobilidade e acessibilidade das pessoas no território de Barcarena.

A elaboração do documento começou com uma consulta pública no mês de setembro em que foram aplicados mais de dez mil questionários para sondar a população sobre o tema. Segundo a equipe organizadora, o resultado da consulta foi positivo. "Nós recebemos dez mil contribuições", afirmou Maria Lúcia Conrado, coordenadora da equipe organizadora. Depois da fase de consulta, foram realizadas oficinas para identificar os pontos críticos no trânsito da cidade.

Motociclistas, ciclistas e condutores de viaturas do serviço de segurança e saúde participaram de três oficinas. A opinião das diferentes categorias foi importante para identificar pontos de maior fluxo de pedestres, ciclistas, áreas com maior riscos de acidentes e assaltos. A partir das oficinas, foi confeccionado o mapa da mobilidade do município, com propostas para melhorar o transporte municipal, seja na parte terrestre, seja na parte hidroviária.

Todo município com mais de 20 mil habitantes (Barcarena tem hoje mais de 118 mil, segundo dados do IBGE) é obrigado a ter um plano de mobilidade. "Sem o plano, os recursos federais ficam suspensos. O plano é que vai dizer onde os recursos devem ser aplicados", enfatizou Maria Lúcia. O documento, depois de aprovado nas audiências públicas, segue para homologação na Câmara dos Vereadores. A expectativa é de que até o final do ano tudo esteja encaminhado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO