ENCONTRO DISCUTE PLANEJAMENTO AGRÍCOLA

Mesmo que Barcarena festeje anualmente a safra do abacaxi, essa não é a fruta mais cultivada no município. E qual seria? Não se tem certeza porque o território também tem vários açaizais e outros pomares frutíferos com grande quantidade de frutas. Muitas delas são vendidas nas feiras e mercados da cidade. O processo de colheita e escoamento dessa produção agrícola foi tema da Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário realizada nesta quinta-feira (15) na sede do Sindicato Rural, com a presença de produtores, especialistas e servidores municipais.

O representante da Cooperativa de Extração e Desenvolvimento Agrícola de Barcarena (Cedab), Nilson Azevedo, disse que falta planejamento de produção para o município avançar no setor. Para ele, o forte da região é a fruticultura, mas a atividade precisa de recursos para ser desenvolvida. “Não temos dificuldades de mercado, o mercado (Belém) está na nossa porta”, ressaltou Azevedo. No entanto, “é preciso ter planejamento de produção e definir o que se vai produzir”. Nilson também disse que Barcarena consume muitos produtos vindos de fora do município.

Para o secretário de Agricultura Antônio Santos, o consumo de produtos vindo de outros municípios se deve ao fato de que algumas cooperativas agrícolas não investiram no desenvolvimento do trabalho de seus associados, que, se tivessem recebidos incentivos, poderiam produzir ainda mais. Santos disse também que, nos últimos quatro anos, a prefeitura mecanizou dezenas de lavouras, que passaram a produzir em maior escala. Ele disse ainda que, para 2017, o orçamento no setor da agricultura familiar será de 6 milhões de reais.

Nesta manhã, os participantes da Conferência tiveram a oportunidade de trocar experiências e apresentar propostas para melhorar o trabalho agrícola em Barcarena. Foi um momento também para escolher os novos integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 


Foto: Ascom/Barcarena 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CÍRIO DE BARCARENA

RAINHA DO FESTIVAL DO ABACAXI 2016

MENINO DE OURO